Tema de Capaicon pdf

Bar de Apoio Apoiado numa Dunaicon pdf

O próximo fim de semana voltará a levar, sem dúvida, milhares de forasteiros à Romaria do Senhor da Pedra, na freguesia de Gulpilhares. Acompanhando, como se espera, pela positiva, a evolução dos tempos, algumas alterações estão na origem, ano após ano, do crescente
número de romeiros. E com o que vão deparar, este ano, de novo, os forasteiros? Desde logo, com algo que há algumas semanas o presidente da junta, Alcino Lopes, deparou e não gostou mesmo nada! Nem gosta, para além do quanto se mostra indignado. É que o bar de apoio, na praia do Senhor da Pedra começou a nascer “em cima de uma zona dunar, esventraram uma duna, para «plantar» o equipamento cuja volumetria, como é fácil a qualquer um perceber, não se enquadra na paisagem.” (…)

O Plano de Ordenamento da Orla Costeira “é disciplinador para as praias”, ou pelo menos devia sê-lo; para a certificação da qualidade das praias “é fundamental a paisagem urbana, depois deparamonos com cenários destes”, o presidente da junta não sabe onde está a disciplina. (…)

O que também defende há muitos anos já o disse e foi escrito é que não concorda com a construção desenfreada de habitação social. Nunca a quis na sua freguesia “há muitos anos que defendo a construção de habitação a custos controlados”, como há na sua freguesia. Caberá ao Instituto Nacional da Habitação promover esta política “a Câmara pode sempre colaborar quer na cedência de terrenos quer na isenção de taxas.”

Ideias de um presidente de junta que no final de toda a conversa continua com uma pedra no sapato – não, não é saída do PS! É o bar de apoio na Praia do Senhor da Pedra. Quanto mais indignado fica!

Piscina de Pedroso no terrenoicon pdf

A apresentação do projecto da piscina de Pedroso, integrada no Complexo Desporto representa “a concretização de um sonho de dois homens”, Filipe Menezes e António Tavares. (…)

Desta feita o novo equipamento em Pedroso tem como “pedra de toque”, rentabilizar aquilo a que chama a “jóia da coroa”, que é o complexo Desportivo “o melhor
de toda a Área Metropolitana.” A piscina é apenas mais um dos vários equipamentos que ainda vão nascer “à volta” do Complexo de que é sobejamente conhecido o Estádio Jorge Sampaio palco de alguns jogos da Selecção Nacional dos Sub-21. (…)

Caminhar por Gaia A bem da saúdeicon pdf

Caminhar por Gaia e Jardins em Movimento. De Maio até Setembro, todos os domingos, a Câmara Municipal, através da Gaianima, quer proporcionar à população uma actividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar através de caminhadas nas Orlas Marítima e Ribeirinha. (…)

Costa de mar O que faltaicon pdf

Plano Director Municipal Traça perfil de Gaiaicon pdf

Se não era, devia ser a “bíblia”, do urbanismo em Gaia. O PDM, Plano Director Municipal, do tempo da Câmara socialista não era, como começou por dizer a actual maioria, um bom documento, mas “melhor que nenhum.” Passados mais de dez anos, está concluído o documento estratégico, estruturante do projecto político para a próxima década. (…) No geral, este PDM vai trazer mais área verde para uso público. Sabe-se, pelo documento que vai a discussão, este concelho apresenta 33,3% de área sem construção, o que representa 55,9 Km2.

Sandim Grandes obrasicon pdf

O mais importante, no caso, nem será o número de pessoas que possa lavar a roupa no tanque público. Num meio rural como é Sandim, importa preservar o património que faz parte da história da freguesia. (…) em fase adiantada, encontra-se a construção do Jardim de Infância na EB 1 da Igreja na freguesia de Sandim. Uma obra da Câmara a que a Junta deu especial atenção reivindicando melhores condições de segurança para as crianças. (…)

Rede viária Continuidadeicon pdf

Afurada Outros temposicon pdf

afurada, outros tempos

Foi há pouco mais de um ano que a Junta de Freguesia da Afurada, na pessoa do presidente Eduardo Matos, começou a sensibilizar o presidente da Câmara para a necessidade de recuperar o edifício da junta. (…) A sede da junta “pelo estado lastimável em que se encontrava, sem condições dignas para trabalharmos e receber os afuradenses era urgente a sua recuperação”, lembrou Eduardo Matos na cerimónia de inauguração. Filipe Menezes e toda a equipa da câmara desde Firmino Pereira a Marco António Costa todos quantos estiveram envolvidos no processo, merecem palavras de apreço do presidente da junta. (…)

A primeira obra que o presidente da Câmara inaugurou na Afurada, há uns oito/nove anos, foi o troço da marginal por baixo da Ponte da Arrábida “o povo fez uma festa tão grande que fiquei admirado afinal não era uma obra assim tão grande.”

Podia não ser a maior das obras, mas foi uma oportunidade para Filipe Menezes confirmar “este é um povo grato, solidário, justo, um povo inteligente, sabe que o importante é saber escolher as pessoas e não ideologias”, referindo-se às votações quer para a junta, quer para a Câmara “se preciso, no mesmo dia, votam de diferentes formas, porque sabem que as ideologias não lhes pagam as contas nem fazem as obras. (…)

O dia de inauguração da nova sede foi de festa para a freguesia da Afurada. O povo assistiu aos discursos, aplaudiu e embora não dispensasse muitas energias a fazê-lo, no final tinha à sua espera um churrasco colectivo. Preparar o estômago, porque não, para mais tarde cantar e dançar ao som das músicas de Quim Barreiros convidado a animar a malta.

Última Página – Joe Cocker

joe cocker

Anúncios