Viagem Medieval em Vilar de Andorinho

Pode descrever-se desta forma, a iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho e a Associação de Pais da Escola do Balteiro EB1. Na sua terceira edição, este ano, pela primeira vez, realizada em terrenos da Quinta dos Condes Paço Vitorino; uma quinta datada de meados do século XVIII, composta de Casa de Quinta e Capela, edifício barroco, em forma de U, sendo o acesso ao edifício nobre feito por escada interior, esta quinta fica situada no gaveto das ruas de Mariz com a de S. João Baptista. São várias as razões para a realização da feira medieval, neste local, talvez o mais importante, “dar a conhecer este património da freguesia, sensibilizar proprietários e a câmara, no sentido, de preservar este espaço magnífico, para um projecto de cariz cultural ou turístico”, referia Manuel Monteiro à nossa reportagem.

Ler mais.

Tony Carreira – Delírio de fãs

Foram longas horas de espera, mas “valeu a pena”, justificavam os fãs que assistiram a mais um concerto do seu cantor favorito. O romântico e popular Tony Carreira. Cidades como Portimão, Rio Tinto, Gondomar, Trofa, Vila Nova de Gaia, apenas alguns exemplos das diferentes localidades, chegavam de todos os lados com um destino: estádio municipal da Maia; já a razão, de ali estarem, era uma só, “estamos aqui para ver o nosso Tony Carreira”, acrescentando, ” percorremos os quilómetros que forem precisos”; tal era a ansiedade do público feminino (na sua maioria), gritava o seu nome bem alto até à rouquidão!

Ler mais.

Marginal de Gaia – A melhor do País

Em dia dedicado ao Ambiente, a Câmara de Gaia assinalou a data com a criação oficial do Refúgio Ornitológico do Estuário do Douro a par da inauguração da Rotunda do Largo do Linho, concluindo a reabilitação da marginal de Gaia.

Questões ambientais hoje, mais do que nunca, não se dissociam “de um desenvolvimento sustentado que traz consigo mais emprego, mais economia.”

“Não e fácil”, reafirma Filipe Menezes, “manter ou criar nichos ambientais”, em território urbano. Gaia é exemplo de que como é possível “preservar o ambiente, oferecer mais qualidade de vida, tornar estas zonas ainda mais atractivas.” O concelho, considera o presidente da Câmara, “tem a melhor costa de mar do país.” Para isso contribuiu, ao longo da última década, o investimento na rede de saneamento; muito mais trabalho a montante e hoje um município com um record de bandeiras azuis (dezasseis); Parque Biológico, Parque da Lavandeira, protecção das dunas, tudo exemplos da preocupação da autarquia com as questões ambientais.

Ler mais.

Marés Vivas 2008

Ler mais.

Anúncios