Creche Santa Isabel

Do sonho à realidade

Foi em 2005 já com o actual presidente da direcção, Fernando Lopes Vieira, que os estatutos do Lar Santa Isabel foram alterados por forma a possibilitar o apoio à Infância e à Juventude. Estava dado o primeiro passo para a concretização do sonho, a criação de uma creche.

A inauguração teve lugar na passada semana e Fernando Vieira quis agradecer a todos quantos contribuíram para dar resposta a uma lacuna que se fazia sentir.

A presença de Filipe Menezes a par de muitas outras figuras como o director do Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social, Luís Cunha, “transmite um sinal de reconhecimento, pelo trabalho que vimos prestando à comunidade.” Aliás, já no ano passado, a Câmara atribuiu à instituição a Medalha de Mérito Cívico do Município, precisamente pelos serviços prestados à comunidade.

Importante, lembrou Fernando Vieira, “esta obra não é só da direcção, mas de um conjunto de pessoas, que desde o início se empenharam e colaboraram, para que passasse a ser uma realidade aquilo que antes foi um pequeno sonho.

Uma palavra de apreço para Pereira Dias «o sonhador», que o actual presidente destaca, “tivemos a sorte de o ter connosco, associado e amigo”, vice presidente de Fernando Vieira na anterior direcção e presidente do Lar Santa Isabel durante alguns anos.

A Creche Santa Isabel estabeleceu protocolos com «outras instituições, designadamente, Creche e Jardim de Infância D. Emília de Jesus Costa, Jardim de Infância Salvador Caetano e Ana Caetano, Centro Social de Santo Ovídio o Regaço, Associação de Jardins Escola João de Deus, Jardim dos Pequeninos, Fundação Couto, Associação Social Recreativa e Cultural Trim-trim. Graças a estes protocolos as nossas crianças, após o período de frequência na nossa Creche, até aos36 meses, podem ter garantia de inscrição nessas instituições até ao período escolar”, o que também merece uma palavra de reconhecimento de Fernando Vieira.

O presidente da Assembleia-geral, que a o longo de vários anos foi vereador na câmara de Gaia, deputado à Assembleia da República, Governador Civil e actual presidente da Câmara Municipal do Marco de Canavezes, Manuel Moreira, considerava este “um dia maior”, pois a abertura da Creche “dá uma resposta positiva a um antigo anseio da instituição.” Ao mesmo tempo, pela oportunidade “enobrece o aniversário da instituição, a comemorar este ano as Bodas de Diamante.”

Fundada com o objectivo, conseguido, de prestar “ grandes serviços de assistência aos mais pobres, aos mais desfavorecidos”, encontra agora uma complementaridade nas novas valências que funcionam em instalações “que honram o concelho”, pelas condições criadas e por tudo que ainda virá “continuar a valorizar”, é o lema da instituição. Para o presidente da Câmara, Filipe Menezes, estas obras representam “uma lógica das instituições sólidas na sociedade portuguesa.” Gaia é bem o exemplo “quando os cidadãos se organizam conseguem dar resposta às necessidades mais prementes.” Num momento particularmente difícil “a sociedade civil, mais perto da realidade, mais sensível ao que é ou não prioritário, conhece mais de perto a realidade”, sabe também encontrar as respostas que muitas vezes caberia ao Estado dar.

Menezes deixou uma palavra de apreço à Junta de Freguesia de Mafamude “sempre muito activa na área social, não é de agora, quando todos estão mais voltados para a política social, mas de há muitos anos a esta parte que Mafamude está na vanguarda da acção social.”

A instituição foi fundada em 1933, como Associação de Assistência aos Pobres (mais conhecido como Lar dos Pobres), com a missão de combater a mendicidade através da distribuição de donativos, géneros e roupas.

Em 1977, por alteração estatutária, passou a chamar-se Lar Santa Isabel, com o objectivo de contribuir para ajuda e ocupação de pessoas idosas, garantindo-lhes alojamento e alimentação, assistência médica e cuidados de enfermagem, assistência moral e religiosa, como também ocupação dos seus tempos livres, através de vertentes culturais e recreativas. Em 1991, o então Primeiro Ministro, Cavaco Silva, esteve presente na inauguração das novas instalações. Em Julho de 2008, foi inaugurada a Creche com as presenças maiores, as crianças.

Anúncios