Bombeiros de Coimbrões

Segurança sobre rodas

Os Bombeiros Voluntários de Coimbrões amadureceram a ideia e quando todos perceberam que podia «ter rodas para andar», solicitaram a colaboração das Juntas de Freguesia de Santa Marinha e de Canidelo.

As mesmas acederam de imediato e ofereceram à Corporação duas bicicletas sobre as quais dois voluntários vão fazer patrulhamento na zona ribeirinha e marítima. A Junta de Freguesia da Afurada ofereceu as sapatilhas e os dois jovens saem do Quartel devidamente equipados, com o material básico para prestar os primeiros socorros onde quer que aconteça um acidente.

O objectivo todos corrobora, presidentes de junta, direcção dos Bombeiros e o vereador da Protecção Civil, Guilherme Aguiar, passa “por uma maior proximidade com a população, uma forma de ajudar a que todos se sintam um pouco mais seguros.” Muitas vezes aquela que será “uma actuação primária”, poderá evitar que uma ambulância saia do quartel, mas se for caso disso, através do rádio que os acompanha, os bombeiros farão chegar a mensagem necessária ao quartel de forma mais célere e eficaz “a Central, se for caso disso envia a ambulância”, mas desde logo este patrulhamento traduz-se numa “mais valia” a todos os níveis.

Esta é uma iniciativa que merece destaque “sobretudo agora no verão quando a população destas freguesias, mais do que triplica, Canidelo é bem exemplo disso, a segurança que passa pela prevenção, em primeiro lugar é a grande preocupação de todos nós.” Maior proximidade, prevenção, segurança tudo a que se propõem os Bombeiros com a colaboração das autarquias locais e da Câmara.

Anúncios