Novas oportunidades

No âmbito da iniciativa Novas Oportunidades, José Carlos Ribeiro e Eduardo Pereira, ambos de 33 anos e com deficiência auditiva congénita são os primeiros clientes do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia a obter o certificado Equivalência ao Ensino Básico (9º ano).

O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências teve início em Janeiro deste ano. Com este certificado, esperam que seja mais fácil arranjar emprego. José Ribeiro está desempregado desde o início de 2007, da Yazaki Saltano. Eduardo Pereira nunca trabalhou. Com um curso de formação em desenho técnico e medições, gostaria de trabalhar nessa área. José gostaria de trabalhar com cozinheiro ou cabeleireiro.

O Centro Novas Oportunidades do CRPG está em funcionamento desde 2007, disponibilizando serviços a nível da certificação escolar e profissional. Está igualmente vocacionado para o reconhecimento, validação e certificação de competências de adultos com deficiências e incapacidades. É um dos seis centros previstos no Plano de Acção para a Integração das Pessoas com deficiências e incapacidades 2006/2009.

Anúncios