Lavradeiras de Arcozelo

Honram Gaia na Polónia

Portugal foi convidado através do CIOFF Nacional a participar no maior Certame Europeu de Folclore CIOFF que anualmente se realiza no Sul da Polónia.

A representar no nosso país e o município de Gaia, neste certame, esteve o grupo «Lavradeiras de Arcozelo Santa Maria Adelaide.

Uma participação honrosa tanto mais tratando-se de um Certame de Competição Mundial CIOFF, e as Lavradeiras arrecadaram o segundo prémio, ex-aequo com o México, Índia e República Martinica.

A dimensão e importância deste Festival traduzem-se também em números – durante dez dias (2 a 10 de Agosto), espectáculos diários em simultâneo e em cinco cidades; marcara, presença em Beskidy Highlanders 106 Grupos Folclóricos, de 29 Delegações Estrangeiras provenientes dos mais diversos pontos do mundo.

Tratando-se, como já foi referido, de um certame de competição, os grupos participantes são analisados sob vários aspectos, mostrando o que valem durante os espectáculos bi-diários de 45 minutos com plateias de cerca de cinco mil espectadores apreciadores e exigentes.

Do grupo «As Lavradeiras de Arcozelo», fazem parte setenta elementos, viajaram para a Polónia 37 elementos que destacam os grandiosos espectáculos de cor, ritmo, som e movimento. No culminar do festival, o júri constituído por presidentes do CIOFF, provenientes de nove países Europeus e Latino-Americanos deram o veredicto final – 1º Grande Prémio para a Turquia; 2º grande prémio para Portugal «As Lavradeiras de Arcozelo», ex-aequo com México, Índia e República Martinica.

Vila Nova de Gaia, Arcozelo, através de «As Lavradeiras» ficou registada neste grandioso certame CIOFF, na mesma altura em que o Grupo se prepara para comemorar os 25 anos de actividades ininterruptos. O primeiro presente destas bodas de prata já chegou ao Grupo.

Anúncios