Avintes e Ponteceso

Intercâmbio cultural

Não é, ao contrário do que possa acontecer com boa parte delas, “uma Geminação de «comes e bebes» e passeios.” A Geminação da Vila de Avintes com Ponteceso, Espanha, é levada à letra no que toca à divulgação da cultura de Avintes “do conhecimento da sua história, do intercâmbio aos mais variados níveis, desde a cultura, à área social, filantropia e tudo o que se estabelece no verdadeiro espirito de uma Geminação”, diz o presidente da Junta de Avintes, Mário Gomes.

O autarca fala a propósito da inauguração da Rua de Ponteceso que actualmente liga a Rua Escola Central, ainda a lugar nenhum, mas que num futuro breve terá uma ligação á Rua 5 de Outubro e outra à Rua Escultor Fernandes Sá.

Ainda que «sem saída» a Rua foi inaugurada integrada na Festa da Broa “uma oportunidade em que estando cá os representantes máximos de Ponteceso devia ser aproveitada como aliás estava programa há muito tempo.”

A Rua que contempla todas as infra-estruturas desde redes de águas pluviais e de saneamento, passeios, baias de estacionamento “luz eléctrica que foi «puxada» desde a Rua Escola Central até ao cemitério onde ficou um Posto de Transformação, foi custeada pelo loteador de duas urbanizações, segundo uma das contrapartidas de construção. São cerca de 700 metros de via que terá custado perto de 75 mil euros.

Também as futuras ligações a partir desta nova via, ficarão a cargo dos promotores de outras duas novas urbanizações “ficam a custo zero para a junta e representam uma mais valia para a freguesia”, diz satisfeito Mário Gomes.

No ano passado Ponteceso inaugurou a Praça de Avintes “com pompa e circunstância fazendo-nos sentir ainda mais orgulho da terra a que pertencemos.”

Foi, em Março de 2000, assinada em Ponteceso a Geminação entre as duas Vilas, ratificada em Avintes, em Junho desse mesmo ano. “Temos cumprido de parte a parte, como já disse, o verdadeiro espírito da Geminação, não existe só no papel e não é só de passeios e comes e bebes”, reforça Mário Gomes.

Recorde-se que Avintes está Geminada também com Castanheira do Ribatejo “com quem mantém igualmente um intercâmbio digno de registo levando e trazendo muitos jovens que têm tido a oportunidade de conhecer e divulgar outras culturas. Tem-lhes permitido uma fase muito enriquecedora das suas vidas”, congratula-se o presidente de Avintes.

Anúncios